A menopausa corresponde ao último ciclo de menstruação da mulher, ou seja, ela representa a parada da menstruação e, consequentemente, o fim do período reprodutivo da mulher. No climatério, período de transição entre a vida reprodutiva e a pós-menopausa, os níveis do hormônio estrogênio variam e diminuem progressivamente, podendo causar muitos desconfortos, dentre eles o famoso “fogacho” (sintoma vasomotor), crises de insônia, ressecamento vaginal, dentre outros sintomas.
A terapia de reposição hormonal consiste em elevar os níveis de estrogênio aliviando assim os sintomas da menopausa. O tratamento não é realizado para sempre, é ideal que seja de curta média duração apenas na transição para a menopausa, portanto, é recomendado que o tratamento seja iniciado antes da parada da menstruação.
E agora, quais riscos e benefícios da TRH?
Além do alívio dos sintomas da menopausa, como alívio dos sintomas vasomotores, há também, a terapia hormonal pode ter alguns benefícios adicionais, são eles: prevenção à perda e fraqueza óssea, prevenção ao câncer colorretal, e pode oferecer proteção contra doenças cardiovasculares (para mulheres abaixo de 60 anos).
A Terapia de Reposição Hormonal traz mais benefícios do que malefícios. Juntamente com seu médico ginecologista você irá conversar, analisar seu histórico médico e buscar realizar a TRH que mais se encaixa na sua história, lembrando que existem algumas possibilidades de tratamento. Alguns tipos de TRH têm sido associados ao aumento do câncer mama e do endométrio. Há também o risco de surgimento de coágulos ao se tomar a TRH, aumentando o risco de doença venosa tromboembólica. É importante ressaltar que todos esses possíveis riscos e benefícios estarão relacionados a seus hábitos de vida, história médica e resposta do organismo. Portanto, é muito importante que a busca pela Terapia de Reposição Hormonal seja realizada com um profissional que acompanhará e conhecerá seu histórico de saúde e hábitos de vida, buscando assim, a melhor TRH para o seu caso.
Por Larissa Maciel
Referências: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_TRH_0504.pdf
https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-os-riscos-e-beneficios-da-terapia-de-reposicao-hormonal-na-menopausa/